Big Brother. A história por detrás do reality show.

Não tenho o hábito de assistir ao Big Brother, basicamente por me faltar tempo, mas não gosto dos críticos ferrenhos ao programa. Acusam o reality show de ser apenas uma grande bobagem televisionada mundo afora, pois bem, aprendi com a professora de sociologia da faculdade algumas coisas que lhes fariam mudar de ideia. Baseado no romance escrito por George Orwell em 1984, o “Grande Irmão” (ou o Big Brother, como quiserem) “ retrata uma sociedade na qual todas as pessoas estão sob constante vigilância das autoridades (acredite, é apenas um livro de ficção, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência). Constantemente são lembradas pelo governo de que “o Grande Irmão está-te observando” (Big Brother is watching you). Detalhe que as características do personagem estampado na capa do livro lembra, e muito, a Stalin.

big-brother-is-watching-you

Desde a publicação de Nineteen Eighty-Four, as expressões “Big Brother” ou “Grande Irmão”, é usada geralmente para descrever qualquer excesso de controle ou autoridade por uma figura, ou tentativas por parte do governo de aumentar a vigilância, ou iniciativas (sejam de governos, órgãos de governo ou empresas) que culminam em violação e invasão de privacidade.

A revista Book classificou o Big Brother como o número 59 na sua na lista “100 Melhores Personagens de Ficção Desde 1900”. Em Outubro de 2006, o Book colocou o Big Brother em segundo lugar na lista das “101 Pessoas Mais Influentes Que nunca Viveram”. A Revista Wizard nomeia ele como o 75º maior vilão de todos os tempos.

O reality show, Big Brother, é baseado no conceito de pessoas com constante vigilância proveio deste personagem. Em 2000, após o “Big Brother” estrear nos Estados Unidos pela Columbia Broadcasting System, uma empresa chamada “Orwell Productions, Inc.” entrou com um processo no tribunal federal de Chicago, por violação dos direitos de autor e de marca. Na véspera do julgamento, o caso resolvido a nível mundial para as partes com “satisfação mútua.” O dinheiro que a CBS pagou nunca foi divulgado. Porém o romance de 1984 permanecerá sob proteção autoral até 2044.

Blog-do-Mesquita-73-PD-PL-Humor-Cartuns-Big-Brother-Brasil-12-Izânio

O autor de ficção científica David Brin costuma dizer que o grande mérito da ficção científica não é prever o futuro, mas pintar um futuro tão horrível que as pessoas vão lutar para que ele não aconteça. Neste sentido, 1984 é talvez o livro mais importante do século, porque, a qualquer sinal de tirania, a sociedade lembra do livro e luta para impedi-la.

Anúncios

12 opiniões sobre “Big Brother. A história por detrás do reality show.”

  1. Aliás, aproveito para recomendar “A revolução dos bichos”, do mesmo autor. Cabe direitinho no atual momento PolíTico brasileiro: sempre alguns serão “mais iguais” do que outros… Orwell era foda!

    Curtir

  2. Bem, pelo menos o post serviu para chamar a atenção e fomentar uma discussão sobre o livro do G.O., “1984” (que eu li quando adolescente). Livro esse que continua muito atual (tem gente hoje querendo censurar a imprensa, p.ex…). Enfim, considero leitura obrigatória. Quanto ao BBB da Globo, por favor! Sem comentários! É aquela história: sai da frente da TV pq a revolução não vai ser anunciada no próximo Jornal nacional!

    Curtir

  3. Ainda nao tive oportunidade de ler o livro, mas compreendo que esse teu post quer nos chamar a atencao para essa grande obra ficcional que tambem, acredito nao esta longe da nossa realidade atual. Somos vigiados por exemplo, enquanto meros usuarios da internet ou facebook. Li outro dia que existem empresas especializadas em tracar nosso perfil consumidor somente pelos clicks que damos ou pela nossa pesquisa no google. O proprio face ja nos apresenta propagandas constantemente. Acho que o nosso big brother e mais cruel que o do livro, pois trata-se do olho do mercado de consumo que incentiva a futilidade e nos faz esquecer onde devemos nos esforcar mais que e na luta pela melhoria das condicoes sociais de todos.

    Curtir

  4. É interessante a citação feita do autor David Brin dizendo que “o grande mérito da ficção científica não é prever o futuro, mas pintar um futuro tão horrível que as pessoas vão lutar para que ele não aconteça”. Pois bem, o livro pode até ter tido esse efeito de “pintar o futuro horrível”, mas vejo uma minoria lutando contra isso e uma grande parte da sociedade fomentando essa merda toda!

    Curtir

  5. “Acusam o reality show de ser apenas uma grande bobagem televisionada mundo afora”

    Cara pode até ter algo minimamente bom para a sociologia ou psicologia, onde gostam de estudar o comportamento humano. Mais que não deixa de ser uma bosta isso, não da pra negar. Muito Marketing de empresas, tudo manipulado pelo boninho (muito videos no youtube mostram ele entrando em ação)…. resumindo é deprimente ver pessoas na rua perdendo tempo da vida comentando quem vai para paredão? quem ta pegando quem ?

    Curtir

  6. Se o BBB pelo menos servisse para aumentar a procura e leitura do livro de George Orwell, que para mim deveria ser obrigatória a todo ser duplipensante, já seria bom. Mas o que a grande massa bovina quer é só fofocar sobre os “bróderes”, achando que o termo é devido à “irmandade” dos concorrentes. Na verdade, o grande Big Brother no reality show é a Rede Globo, uma entidade intangível capaz de provocar todo tipo de lavagem cerebral nos seus telespectadores.

    Curtir

  7. Você já leu 1984 ou revolução dos bichos? Pelo visto não saber a historia do autor e o que ele retratou no seu livro. A ideia do Big Brother com certeza é uma ideia tirada do livro, mas a essência e o que o autor do livro , George Orwell, demonstra no seu livro não tem nada haver com o Reality. O fato mais marcante no livro, retrata a constante mudança do passado e o controle da policia do pensamento. O BBB só mostra o dia-a-dia de um bando de pessoas que são vigiadas e estingadas ao se dividirem se provocarem….. Nada se cria! Tudo se copia!

    Curtir

  8. Pra mim é só mais um programa, que em termos de bobagens não ganha de outros que sequer são citados nas redes sociais e que na minha opinião além de inúteis são uma agressão à todo e qualquer senso do ridículo ou da decência humana, o Pânico da Band é o maior exemplo disto!

    Curtir

  9. Então baseado no que tu colocastes, com muita propriedade, sobre, para mim, um dos melhores livros de ficção de todos os tempos, não te parece que esse BBB da Globo avacalha completamente com uma coisa tão séria quanto Orwell colocou no livro , e que se aproxima cada vez mais de nossa realidade. Minha opinião- 1984 Grande livro
    BBB Globo-Lixo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s