Annie Hall – A noiva nervosa de Woody Allen

Woody Allen. Woody Allen. Woody Allen…. Sim, uma maratona de Woody Allen! Afinal o site já está ficando velhinho e precisávamos novas séries para sustentar nossa vida wordpress. Preparamos então uma super maratona de final do ano, vamos falar um pouco sobre cada um dos filmes, contar histórias sobre a vida pessoal de ator/diretor e ouvir um pouco da opinião de vocês. Abrindo a série, nada mais e nada menos o clássico de 1977: Annie Hall.

woody-allen

Annie Hall (ou na versão brasileira: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa) é um dos melhores filmes de Woody Allen, produzido em 1977 conta a história de Alvy Singer, um homem que olhando para seu passado e vê em um de seus romances as explicações para sua vida e como isso o afeta. O papel principal é interpretado pelo próprio diretor, que aliás, dizem ter produzido este longa especialmente para a atuação Diane Keaton, no caso a própria Annie Hall, nos créditos há inclusive um asterisco com o nome real dela Diane Hall e o apelido Annie (Diane Keaton é apenas o nome artístico que na realidade se chama Diane Hall). Espero que esta simples homenagem não tenho o destruído…

annie-hall-1

Antes de ver qualquer filme dou uma olhada na sua nota no IMDB, abaixo de 6,0 nem pensar, entre 6,0 e 7,0 apenas se for um besteirol sem qualquer finalidade além do puro entretenimento, acima de 7,1 já começo a me interessar mesmo quando não conheço o elenco. De 8,0 pra cima pode ter certeza que o filme é bom, os milhares de cinéfilos de plantão não costumam erram. Com Annie Hall não é diferente, a nota 8,1 já me fez ver o filme com outros olhos.

the-doc2

Alvy Singer está constantemente em conflito com o mundo, parte do problema se deve ao fato de se considerar intelectualmente superior a maioria das pessoas, inclusive dentre de seu próprio relacionamento com Annie Hall. O filme também apresenta a idéia de que a vida e o amor não são sempre ideais ou retratos de perfeição, mas mesmo assim valem a pena. O conceito se apresenta logo de cara, assustando aos que não estão acostumados com tal formato de filme, quando ele mesmo conta a história de duas freiras reclamando em convento sobre a qualidade das refeições, a primeira diz “a refeição aqui é uma porcaria”, a segundo freira complementa “e as porções também são pequenas demais”.

Annie-Hall1

O tom da filmagem é bem-humorado, contracenando com alguns absurdos típicos do diretor e diálogos cômicos. Allen usa uma narrativa fora da ordem cronológica qual a novidade?, exagera em flashbacks e usa seqüências de fantasiosas para retratar o quão ridículo ele vê seu próprio lugar na vida. Alvy é mostrado como literalmente crescendo sob uma montanha-russa . A montanha-russa é a forma como ele se sente sobre sua vida. Ela é cheia de altos e baixos e podem causar estresse ou desconforto, mas é, em última instância emocionante. Sua educação infantil é preenchida com burros, incluindo os professores, retratando seu próprio sentido de estar acima do resto. Ele não pode imaginar que qualquer um de seus ex-colegas passaram a algo maior do que ele tem. Sua maneira condescendente é apresentado com um monte de auto-depreciação.

AnnieHall

Alvy passa toda a sua vida em Nova York, que serve como uma extensão de si mesmo. Sua personalidade é energética, escura e cheia de intelecto, muito parecida com a própria New York City.

O mundo precisa de mais mulheres como Annie Hall, os cinemas de mais diretores como Woody Allen

Ele sente ansiedade quando está fora da cidade e a deixa o mínimo possível. Sua religião também é fundamental para sua identidade. Embora ele não se mostra abertamente devoto ao judaísmo, ele ainda considera que é uma parte importante de sua vida. O lado cínico de Alvy é compensada por sua imaginação e sonho de um mundo ideal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s