11 DICAS DE DESIGN PARA FAZER BOAS APRESENTAÇÕES

Então, o que diferencia uma boa apresentação de uma ruim? Conteúdo e design. Enquanto o seu discurso pode ser perfeito, as imagens que mostram podem acrescentar muito ou desvirtuar completamente a sua mensagem. Se você estiver usando o PowerPoint, Keynote ou o bom e velho PDF, estas 11 dicas vão ajudá-lo a criar bons projetos de apresentação e efetivamente defender o seu ponto de vista.

1) Fuja do template pronto

powerpoint_good_bad101-816x300

Usar temas de slides incluídos no próprio programa é a morte prematura de sua apresentação. Estes são demasiadamente chatos, repetitivos e geralmente muito feios. Crie apresentações mais limpas, começando com uma apresentação limpa e com significado.

2) Não use mais do que 6 linhas de texto

powerpoint_good_bad1-816x300

Colocar muita informação em um slide irá minar completamente a sua finalidade. Lembre-se: O público muitas vezes tem de processar tudo o que você diz, enquanto eles vêem o slide.

3) Acabe com os pontos chave

powerpoint_good_bad21-816x300

Muitas apresentações são repletas de ponto chave. Ninguém vai se lembrar de 10 pontos chave, mas eles vão se lembrar de 10 slides atraentes. Use cada slide para construir o seu caso e de forma incremental contar a sua história. Considere os slides como um pequeno esboço do que está dizendo. Tente compartilhar apenas uma ou duas ideias por slide.

4) Use a fonte correta: Sem Serifa

powerpoint_good_bad31-816x300

Usando princípios básico de tipografia, opte sempre pela legibilidade em relação a diversão. Em todos casos, você até pode usar uma fonte mais descolada para o título do slide, mas de jeito nenhum no corpo do texto. Uma dica fácil, procure sempre por fontes limpas traditional typefaces como Helvetica ou Calibri. Se for usar um fundo escuro, preferencia para as tontos com boas apresentações em negrito para facilitar a leitura.

5) Proporção adequada para as fontes

powerpoint_good_bad41-816x300

Provavelmente, você está projetando sua apresentação em um computador portátil e é um tamanho muito diferente do que a tela final da apresentação. Ao dimensionar suas fontes, tenha em mente que o texto deve ser grande o suficiente para ser lido pela pessoa no fundo da sala.

6) Mantenha um perfeito contraste entre o texto e o plano de fundo

powerpoint_good_bad51-816x300

Para que sua mensagem seja exibida, é necessário um alto nível de contraste entre o texto e o fundo. Se sua imagem de fundo apresenta uma grande variação, partes do seu texto podem não ficar legíveis. Nesse caso, uma elegante barra de cor translúcida por trás do texto pode trazer de volta a legibilidade.

7) Não use mais do que 5 cores

powerpoint_good_bad61-816x300

Uma paleta harmoniosa pode facilmente melhorar a aparência de toda a sua apresentação. Não há necessidade de gradientes complexos ou texturas aqui ou ali, você pode obter excelentes resultados com apenas as cores certas. Use uma ferramenta como o Adobe’s Kuler ou deixe um site como o COLOURLovers fazer uma boa seleção.

8) Use cores contrastantes no texto para chamar a atenção

powerpoint_good_bad71-816x300

É como negrito e itálico, mas melhor. Use uma única cor na sua paleta selecionada para enfatizar pontos importantes em seu texto. No entanto, certifique-se de não exagerar.

9) Trabalhe com apenas uma imagem por slide

powerpoint_good_bad81-816x300

Imagens podem ajudar a sua apresentação a se tornar mais visual, mas não se empolgue demais em um único slide. É uma apresentação, não um álbum de fotos. Limite seus projetos a uma única imagem com um simples texto, ou nenhum texto.

10) Explore efeitos visuais para estimular o apelo emocional

powerpoint_good_badvisuals-816x300

Efeitos visuais, como fotos ou gráficos, podem ajuda-lo na hora de mandar a sua menssagem. Se bem trabalhado, aumentam a compreensão, retenção e produzem uma resposta emocional que aumenta o impacto. Use recursos visuais poderosos para defender o seu ponto de vista.

11) Você não precisa de efeitos de transição entre os slides

Atualmente existem diversos softwares para construir apresentações repletos de efeitos e movimentos, mas a maioria das apresentações de qualidade dispensa qualquer tipo de transição. Elas funcionaram apenas como distração do ponto principal de seu trabalho.

No final das contas, independente do conteúdo de sua apresentação, tenha certeza que estará usando do design de seus slides para obter a maior vantagem possível na hora de defender o seu ponto de vista.

A versão original deste artigo você pode encontrar em Visage.co:

Anúncios

Uma opinião sobre “11 DICAS DE DESIGN PARA FAZER BOAS APRESENTAÇÕES”

  1. Adoro apresentações BEM FEITAS em PP! Vou melhorar as minhas com essas dicas. Mas sempre achei o fim usar os modelitos prontos… Valeu Pedrão!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s